Como preparar e fumar um bom cachimbo

Nunca prepare o cachimbo com qualquer espécie de álcool; o álcool deteriora, queima o fornilho e diminui o tempo de vida do cachimbo.
Encher até meio, com pequenas porções de tabaco ligeiramente calcadas, a fim de evitar criação de bolsas de ar; em seguida, aumentar progressivamente a quantidade do tabaco até que o fornilho fique completamente carbonizado.
Acenda o cachimbo com uma chama curta, tendo o cuidado de verificar que toda a superfície do tabaco se consome uniformemente (apenas fósforo ou isqueiro a gás). Assim que estiver aceso, o tabaco tende a expandir-se até ao topo.
Em seguida, fume muito lentamente calcando de vez em quando o tabaco, com o calcador: obterá desta forma uma combustão regular. Para além do mais, de moderar a aspiração do tabaco evitará a decepcionante experiência de ter um cachimbo de "interior molhado".
Consuma o tabaco até ao fim. Assim melhorará a qualidade do cachimbo.
Nunca volte a utilizar o cachimbo enquanto ele ainda estiver quente; deixe-o repousar, de preferência 24 horas, e assim conservará todo o seu aroma.
Porque há uma dilatação diferente entre o corpo e a boquilha, desmonte o cachimbo unicamente quando estiver frio.
Retire a boquilha desenroscando, como se de um parafuso se tratasse.
Esvazie cuidadosamente o cachimbo batendo com uma pancada seca na palma da mão ou então com a ajuda da colher; nunca esvazie batendo com o cachimbo numa superfície dura: retirar-lhe-ia o "chique" do acabamento.

Mensagens populares deste blogue

Pintura "Lise com sombrinha" - 1867 de Renoir

PANERAI LUMINOR 1950 REGATTA Relógio

O renascer do amor: Libertando o coração ferido