fotografia digital ??
Como optimizar as fotografias ?

O básico
Antes de começar a tirar fotos e de as editar electronicamente, é necessário de, pelo menos duas coisas: uma máquina fotográfica digital/analógica e um exemplar de software de edição de imagem. O termo “boa fotografia” é muito subjectivo, mas o que quer que ele signifique implica seguramente a utilização de uma máquina fotográfica adequada. A manipulação digital de fotos e a utilização de uma máquina fotográfica digital ou uma máquina de 35mm. Caso se opte pela segunda hipótese, convém verificar o orçamento para incluir um scanner (de negativos, de preferência), para que possa depois alterar as fotografias. Na verdade a segunda opção ainda continua a ser a mais fiável. Chegaremos a uma situação de igualdade ou indiferença quando as máquinas digitais processarem as imagens com 30.0 megapixels.

Temos ainda como vantagem o facto de se poderem recuperar fotografias antigas, dos nossos pais, avós, ... através dos negativos. Por isso um scanner de negativos poderá ser um excelente investimento, sobretudo se já havíamos investido numa boa máquina de 35mm.

No que respeita a flexibilidade e qualidade, as máquinas de 35mm apresentam uma melhor relação qualidade/preço. Existem mesmo algumas lojas que vendem material em segunda mão em boas condições. Assim com o crescente interesse pelas digitais, acredito que as de 35mm possam ser uma boa alternativa. No entanto se estivermos a discutir este tema daqui a 3 ou 4 anos, já poderei ter mudado de opinião...

Também ajuda ter uma ideia daquilo que se pretende fotografar antes de começar. Por exemplo, se eu estiver à procura de uma máquina para gravar os carros de formula 1 ou os barcos no horizonte ou um praticante de parapente, terei de possuir necessariamente uma lente com capacidades de zoom poderosas para capturar essas imagens a distâncias consideráveis. Nesses momentos surgem problemas pelo facto de serem ambientes com pouca luz. Assim, são necessários bons controlos de compensação de exposição. Resumindo, demore o tempo suficiente para encontrar uma câmara que se adeque às suas necessidades. Finalmente, se o orçamento não comportar uma máquina de média/topo de gama, há sempre a hipótese de melhorar as fotografias de máquinas de qualidade inferior através de manipulação digital.


O software
A escolha das aplicações correctas para manipular fotografias é essencial. No nosso entender, uma excelente opção continua a ser o Photoshop (http://www.adobe.com/products/photoshop/main.html) ou para trabalhos mais básicos o IrfanView ( http://www.irfanview.com ).



“Olha o passarinho!” Três palavras, uma fotografia, muitos erros. Venha connosco procurar algumas das falhas mais comuns

Talvez o maior erro do fotógrafo seja apressar a fotografia quando tem tempo para a preparar devidamente. Uma das suas maiores capacidades deve residir no poder de observação – olhe atentamente para a cena que queremos captar.

Vamos tomar como exemplo uma das fotografias mais comuns: uma foto de grupo dos seus amigos ou familiares. Existem algumas regras básicas no que respeita a fotografias de grupo. Antes de mais, e como acontece com qualquer foto, decida o que quer transmitir. Qual é a mensagem? Que memória vai querer recordar quando pegar nesta foto daqui a dois anos?


Fotografia de grupo
Existem muitos erros nesta foto. Não se consegue ver toda a gente e algumas pessoas têm os olhos fechados

Se estiver a fotografar um grupo com muitas pessoas, tente coordenar os indivíduos de forma a respeitar as alturas destes. Misture os grupos para criar consistência na fotografia. Pergunte aos seus amigos se todos conseguem ver a lente da câmara. Se não conseguirem, quer dizer que não vão aparecer na fotografia. Num grupo reduzido, verifique se consegue ver a cara de toda a gente através do View Finder.

Não tenha medo nem se sinta embaraçado enquanto prepara devidamente a cena. Explique a todos o que está a fazer e eles deverão perceber que, como fotógrafo, pode identificar erros que eles não conseguem ver.

Além de preparar as pessoas para a fotografia tenha em atenção o cenário – será que se adequa à imagem que quer transmitir? Vamos a um exemplo prático: se o utilizador quer capturar a beleza de uma montanha, será que as instalações de um armazém ao lado são adequadas para a cena?

Uma vez que tenha tudo alinhado, olhe através do View Finder e verifique a integridade da cena antes de carregar no obturador. Existe algum sinal ou lampião por detrás da cabeça de alguém? As expressões faciais são indicadas? Pense bem antes de usar a expressão “olha o passarinho” ou o “alface”. Neste último caso, a palavra “alface” força a boca a uma posição muitas vezes pouco natural. Quer certamente que as pessoas do grupo sorriam. Experimente pedir-lhes isso mesmo com naturalidade... esqueça o “olha o passarinho”, porque acaba por forçar expressões. Outra opção pode ser contar uma piada curta e simples para trazer ao de cima um sorriso natural.

Quando se prepara uma fotografia, é normal colocar-se o objecto da mesma no centro do View Finder, e, consequentemente, no centro da foto. No entanto, esta abordagem simplista nem sempre é a melhor forma de captar uma cena. Na verdade, colocar o objecto da fotografia fora do centro da mesma pode até trazer-lhe vantagens, já que, desta forma, poderá captar mais elementos do cenário. Isto é particularmente útil quando tenta dar a ideia de perspectiva ou de escala. Tenha em consideração que deve ser atribuída tanta importância ao objecto como à fotografia em si. Isto deverá resultar numa composição equilibrada, tendo sempre presente o tema que pretendemos para a fotografia.

Aprender com os erros
Não se preocupe se não conseguir tirar uma fotografia perfeita. Como corrigir erros comuns e melhorar as qualidades de fotógrafo. No entanto, não existe hipótese de, através da manipulação digital de fotografias, ultrapassar em qualidade uma fotografia bem tirada.

Luz sobre a escuridão
Alguns fotógrafos dão imensa importância à luz – e têm boas razões para tal. A luz pode criar uma boa foto ou destruí-la

Não existe algo que possa ser considerado universalmente como luz ideal. A luz ideal numa fotografia ao ar livre costuma aplicar-se a uma luminiscência suave e quente de um pôr-do-sol ou do princípio do dia em que não existem recortes nem sombras exageradas, contrária ao solarengo meio-dia ou a um baço dia cinzento. A luz do sol no fim da tarde pode dar jeito em algumas fotos, mas não em todas. Na verdade, só terá possibilidade de decidir acerca da melhor luz para a sua foto quando estiver no local da mesma e tiver definido a mensagem que quer transmitir. Uma vez tomada a decisão, pode procurar a luz apropriada.


Tomemos como exemplo um retrato. O flash embutido pode ser fatal para o fotógrafo. Se tiver a opção de acrescentar um flash externo à sua câmara, pondere essa hipótese com seriedade. Ao colocar o flash acima do objecto e talvez desviando-o um pouco da linha da lente, poderá gerar o tipo de sombra que lhe acrescenta profundidade ao rosto. Depois, tenha em consideração a potência do flash. Se a luz for muito intensa, criar-se-ão sombras profundas no rosto do objecto, o que dá a entender que este está doente, ao contrário de facultar profundidade à fotografia. Se a sua máquina fotográfica desfoca detalhes do objecto que está a fotografar quando usa o flash, experimente suavizá-lo cobrindo-o com algumas camadas (layers) de plástico ou orientá-lo na vertical com uma folha de papel presa na parte anterior do flash de forma a difundir melhor a luz. Se vir que as suas fotos perdem cor retire espessura a esta protecção ou feche o diafragma. De qualquer forma, poderá mais tarde corrigir as cores através do software.


Flash durante o dia
A maioria das pessoas não percebe a utilidade do flash em fotografias tiradas durante o dia. Existe a ideia comum de que, se o objecto da sua fotografia tem luz por detrás dele, só aparecerá a sua silhueta. Isto pode ser verdade e pode mesmo ser utilizado para efeitos engraçados. No entanto, se a pessoa fotografada está à frente de uma luz brilhante e o não quer apanhar uma silhueta, pode utilizar o flash da câmara como uma luz de enchimento. Assim, vai iluminar a cena e permitir que o objecto seja fotografado. Esta é uma das minha opções preferidas para retirar partido das cenas com grandes fontes de luz por trás do motivo a fotografar. É claro que funciona quando o motivo está dentro dos limites de alcance do flash.

Se quiser utilizar o flash, pense naquilo que é capaz de fazer. Acrescente a luz a áreas com sombras na fotografia, razão pela qual a sua máquina vai captar mais detalhes. O flash também pode ser útil quando o utilizador tira fotos em interiores. A maioria dos candeeiros oferece uma luz muito amarela que prejudica a cor das suas fotografias. A utilização do flash pode ajudar a compensar esta luz amarela.

Mensagens populares deste blogue

PANERAI LUMINOR 1950 REGATTA Relógio

Pintura "Lise com sombrinha" - 1867 de Renoir

O renascer do amor: Libertando o coração ferido