O efeito dominó após intervenção do FMI na Irlanda

O efeito dominó, efeito em cascata ou efeito em cadeia sugere a ideia de um efeito ser a causa de outro efeito gerando uma série de acontecimentos semelhantes de média, longa ou infinita duração!

A intervenção do FMI na Irlanda tanto pode acalmar os mercados como arrastar, depois, Portugal e, a seguir, a Espanha e a Itália. Recorde-se que antes foi a Grécia a revelar dificuldades. E só há recursos para mais dois países pequenos.
As autoridades irlandesas foram pressionadas pelos investidores e pelas autoridades europeias até conseguirem apoio do Fundo Monetário Internacional e do Fundo Europeu de Estabilização Financeira (FEEF). A expectativa é que a intervenção na Irlanda acalme os mercados que entraram de novo em ebulição, mais recentemente. Mas o efeito, também se admite, pode ser atear ainda mais a fogueira que está a arder nos países periféricos.

Recordo ainda que a Greve Geral no passado 24 de novembro ocorrida em Portugal teve repercussões sem precedentes na vizinha Espanha.

A taxa de juro da dívida pública da Irlanda chegou muito perto dos 9% e a de Portugal aliviou para os 7%. A Espanha, que até há quinze dias parecia ter saído da tempestade, vê também a sua taxa a aumentar assim como a da Itália.

Mensagens populares deste blogue

PANERAI LUMINOR 1950 REGATTA Relógio

Pintura "Lise com sombrinha" - 1867 de Renoir

O renascer do amor: Libertando o coração ferido