Fachada do Templo de Abu Simbel no Egipto




Os templos de Abu Simbel estão localizados em Núbia, no sul do Egipto. Estão situados na margem ocidental do lago Nasser, cerca de 230 km ao sudoeste de Aswan (cerca de 300 km por estrada).

O complexo faz parte do Património Mundial da UNESCO conhecido como os "Monumentos da Núbia", que vão de Abu Simbel rio abaixo até Philae (perto de Aswan).

Templo de Abu Simbel no Egipto
Templo de Abu Simbel no Egipto


Os templos gêmeos foram originalmente esculpidos na montanha durante o reinado do faraó Ramsés II, no século 13 aC, como um monumento duradouro para si mesmo e sua rainha Nefertari, para comemorar sua vitória alegada na batalha de Kadesh, e para intimidar seu Nubian vizinhos. 

No entanto, o complexo foi transferido na sua totalidade em 1968, para uma colina artificial feita a partir de uma estrutura de cúpula, bem acima do reservatório da represa de Aswan.

pormenor do Templo de Abu Simbel no Egipto
pormenor do Templo de Abu Simbel no Egipto

A segunda estátua foi parcialmente destruída por um terramoto no séc 27 a.C., sendo que a cabeça e o tronco de Ramsés se encontram caídos junto da estátua.

A realocação dos templos era necessária para evitar ficarem submersos durante a criação do Lago Nasser, o reservatório de água enorme artificial formado após a construção da barragem de Assuão alta no rio Nilo. Abu Simbel continua sendo uma das principais atrações turísticas do Egipto.

Mensagens populares deste blogue

PANERAI LUMINOR 1950 REGATTA Relógio

Pintura "Lise com sombrinha" - 1867 de Renoir

O renascer do amor: Libertando o coração ferido