Dei-me conta que as palavras mais pesquisadas e que conduziram à pagina www.favoritus.net são "Cuba" e "Viajar", imediatamente seguidas de "Lendas".

Assim posso concluir que existem muitos internautas interessados nas notícias de Cuba e como lá chegar, ou até mesmo em viajar até Cuba. A minha experiência pessoal em viajar até Cuba, por conta própria em Maio de 2003, correu bem.

Trata-se de um país bastante seguro para se viajar. As minhas escolhas em matéria de destino para Cuba fora basicamente duas:
- Havana (3 noites)
- Varadero (11 noites)

Aterrei em Cuba no dia 1 de Maio de 2003 pelas 22 horas. Tinha decorrido nesse dia a habitual manifestação do 1º de Maio com discurso obrigatório de Fidel Castro.

Havana mostrou-se uma cidade simpática no que respeita ao acolhimento dos turistas. A falta de recursos não era totalmente visível no centro da cidade, antes apenas uma degradação dos edifícios e ruas a par do famoso e muito charmoso Hotel Nacional, do Capitólio e muitos outros monumentos que se preservam pelo tempo fora.
Outro aspecto que logo ressalta são as viaturas designadas pelos proprios cubanos de "carro" tal e qual como nós escrevemos.
Carros muito antigos e quase todos eles provenientes dos EUA. Os cubanos são pródigos em "fabricar" peças para aqueles carros que são já património declarado de Cuba.
A época escolhida para visitar Cuba, revelou-se acertada, pois a temperatura é boa embora com ligeiros aguaceiros de curta duração.
A partir de Havana pude aluguei um carro e visitei:
- Soroa - com excelentes cascatas e riachos de àgua refrescante
- Pinar del Rio - zona das plantações de tabaco, com extensos campos de cultivo
Para fazer essa viagem socorri-me de um residente cubano que se ofereceu para me acompanhar nessa jornada, que se revelou bastante interessante e divertida. Para tal utilizei a (única) auto-estrada que liga a ilha de ponta a ponta.
A paisagem é variada e única: extensas plantações da cana do açúcar com tratctores agrícolas de origem soviética muito antigos. Pessoas à face da estrada a acenar com uma nota de dolar a pedir boleia a troco dessa nota. Camiões de grande capacidade e caixa alta a tranportar pessoas amontoadas.
Pessoas à beira da estradas a vender os seus produtos agricolas e derivados:
- queijo
- marmelada
- bananas (banana-maçã)
Um conselho: não se aventurem à estrada (auto-estrada) sem um guia, pois esta não dispõe de indicações das localidades o que dificulta a viagem, pois nunca sabemos quando devemos saír da auto-estrada para chegar ao destino. Solução: sair mesmo e perguntar ao próximo transeunte. Por outro lado a auto-estrada revelava necessidades de algumas reformas quanto ao pavimento.

Varadero: resume-se a uma península transformada em estância turística.
Para a próxima visitarei as "Praias de Leste" (a leste de Havana) que são consideradas (pelos cubanos) de interesse e boa qualidade.

A outra palavra bastante consultada em www.favoritus.net foi "lendas". Isto porque me dediquei (e continuo a pesquisar) Lendas de Portugal. É com imenso agrado que tenho verificado que as Escolas (ensino primário) e muitos outros internautas têm consultado esta matéria. Tenho recebido até sugestões para inclusão de outras lendas ainda não publicadas. De facto, o objectivo é a construção sistematizada e organizada por Distritos das Lendas de Portugal mais representativas do nosso país. Afinal a mitologia também pode contribuir para a compreensão da nossa realidade. Ou não?

As palavras mais consultadas:
Nr palavras
Visitas pesquisadas

25 11.31% cuba
17 7.69% viajar
16 7.23% lendas
15 6.78% portugal
15 6.78% mapa
12 5.42% jopa
11 4.97% aljubarrota
9 4.07% padeira
9 4.07% favoritus
8 3.61% crespos
8 3.61% cabelos
5 2.26% fotos
5 2.26% cachimbo
5 2.26% cortes
4 1.80% viagem
4 1.80% fumar
2 0.90% agencia
2 0.90% turistico
2 0.90% sexoo
2 0.90% brites
2 0.90% almeida
2 0.90% sesta
2 0.90% arte
2 0.90% arder
1 0.45% pires
1 0.45% paulo

Mensagens populares deste blogue

PANERAI LUMINOR 1950 REGATTA Relógio

Pintura "Lise com sombrinha" - 1867 de Renoir

O renascer do amor: Libertando o coração ferido