O ouriço-cacheiro é um animal simpático

O ouriço-cacheiro é um animal simpático que apesar dos seus espinhos também gosta de atenção e se possível algumas festas na sua barriga. 



São conhecidos por toda a Europa, Ásia e África pela sua distinta fileira de espinhos, que às vezes também são conhecidos por ouriço-terrestre.

Em comparação com os porcos-espinhos do Novo Mundo, os espinhos do ouriço não são farpados e são mais ou menos uniformes.

Naquela noite, depois do jantar, saí de casa pela porta pequena e deparei com uma bola que se movia lentamente do outro lado da rua. Como a luz do candeeiro era fraca não conseguia perceber o que se arrastava por ali em direção ao campo, mais propriamente à horta comunitária. Aquela hora não passavam carros e os agricultores das horas vagas já tinham ido embora para casa. Aproximei-me curioso e percebi que estava ali um ouriço cacheiro, provavelmente adulto e daqueles cheio de espinhos. Tratei de ir buscar um pequeno balde para o transportar para o meu jardim para que o pudesse observar um pouco, sem contudo ser picado. Depois descobri que o ouriço cacheiro se alimenta de pequenos invertebrados como gafanhotos, escaravelhos, moscas, minhocas, caracóis, ovos de aves, rãs, répteis e ainda cereais e frutos silvestres. Fui ao frigorífico buscar uns frutos silvestres, uma vez que era a única opção disponível que podia ser do seu agrado, mas ele não reagiu ao petisco. Talvez estivesse doente. O cão reagia violentamente, embora sem lhe tocar. Ele movia-se lentamente pelo que dava a entender que poderia estar ferido ou doente. Mas como não era possível pegar nele sem ser picado, decidi voltar a colocá-lo junto ao portão onde o encontrei, porém do lado de dentro, para evitar que pudesse ser atropelado. Talvez ele fosse à procura de alimento junto da grande variedade de vegetais e talvez dos seus bichinhos preferidos para se nutrir.


Mensagens populares deste blogue

PANERAI LUMINOR 1950 REGATTA Relógio

O renascer do amor: Libertando o coração ferido

RESTAURANTE VOLTA & MEIA NA FIGUEIRA DA FOZ